Geografia do Brasil - Localização

 

 Localização Geográfica do Brasil

O Brasil localiza-se no continente da América do Sul e é o maior e mais importante estado deste continente. A sua capital é Brasília e possui uma área de 1173393 hectares ,com uma população estimada em 1.015.889 habitantes. A sua dimensão é de : no sentido norte - sul 4.345 Km, e no sentido leste - oeste de 4330 Km. A maior parte da população vive junto ao litoral atlântico, particularmente nas grandes cidades como Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, e Porto Alegre. Ocupa o 5º lugar entre as mais importantes nacionalidades do mundo, no ponto de vista do território, logo a seguir á U.R.S.S., ao Canadá, á China e aos Estados Unidos da América. Possui quase metade (47.3%) da superfície da América do Sul e faz fronteira com quase todos os países deste continente, com excepção do Chile e do Equador. a oeste da ponta de Seixas, no estado do Paraíba á cabeceira do Rio Moa, afluente do Juruá.

 

Fazem fronteira com o Brasil ao norte Guiana Francesa Surinane, Guiana, Venezuela e Colômbia; a oeste, Perú e Bolívia; a sudoeste, Paraguai e Argentina; e ao sul o Uruguai. O Equador e o Chile são os dois únicos países sul-americanos que não possuem fronteira com o Brasil, e os 7.3657 Km da costa leste são banhados pelo Oceano Atlântico.

No planisfério consta que o seu contorno leste corresponde à curva côncava da parte oeste da África, segundo a teoria de movimentação dos continentes.

Fonte de informação:
· Brochura distribuída pelo Pavilhão do Brasil-Expo 98
· Povos e Lugares Brasil