Geografia do Brasil - Meio Ambiente

 

1. A respeito da figura acima, pode-se dizer que
I - o lixo é um material muito fofo e de alta porosidade, o que permite sua rápida saturação com a água e seu excessivo aumento de peso, facilitando seu escorregamento.
II- os esconegamentos tornam-se mais graves quando o lixo é lançado, juntarnente com as águas servidas, nas linhas de drenagem natural.
III - a deposição de lixo nas encostas é recomendado, pois melhora as condições de estabilidade dos solos.
IV - é desejável a deposição de lixo próximo aos bairros de baixa renda, uma vez que é no lixo que os animais domésticos, como porcos e galinhas, vão se alimentar. V - a definição de locais apropriados para a deposição do lixo e a implantação de serviço público de coleta são medidas adequadas de saneamento.
Assinale a alternativa correta.
a ) I, II e V estão corretas.
b ) I , II e IV estão corretas.
c ) II, II e V estão corretas.
d ) II, IV e V estão corretas.

 

2. O Código Florestal Brasileiro ( Lei Nº 4.771 de 15/09/1965 ) é o instrumento de proteção ambientar, utilizado para regular o uso do solo no território nacional, que considera que:
I - as encostas ou parte destas com declividade superior a 45º ( quarenta e cinco graus ), equivalente a 100% na linha de maior declive, são Áreas de Preservação Permanente.
IIl - a defmição do tamanho das Áreas de Preservação Permanente, ao longo das margens dos córregos e rios, deve ficar a critério dos proprietários rurais.
III - o entorno das nascentes deve ser protegido com a preservação integral da vegetação natural, num raio mínimo de 50 metros, qualquer que seja sua situação topográfica.
IV - os ecossistemas específicos relacionados aos manguezais e restingas são enquadrados nas Áreas de Preservação Permanente.
V - O código florestal brasileiro não considera as terras altas como Áreas de Preservação Permanente. Assinale a alternativa correta.
a ) III, IV e V estão corretas
b ) I, II e IV estão corretas.
c ) I, III e IV estão corretas.
d ) II, III e IV estão corretas.

 

3.  (UFRRJ) Ao final do milênio, tem-se registrado problemas ambientais de tal ordem que a humanidade começa a questionar o comprometimento da vida no planeta nos próximos séculos. Países do Norte e do Sul concordam quanto à estratégia do desenvolvimento sustentável, ainda que discordem sobre a responsabilidade de cada parte na degradação do meio ambiente.
A estratégia do desenvolvimento sustentável é inspirada na idéia de que:

a) o Norte sustentará o desenvolvimento do Sul.

b) o Norte sustentará a preservação ambiental do Sul.

c) o Norte e o Sul sustentarão seus próprios desenvolvimentos.

d) o Sul admite que só haverá desenvolvimento de houver comprometimento ambiental.

e) Norte e Sul precisam sustentar seus desenvolvimentos, sem comprometer as gerações futuras.

 

4. (UFMG) A respeito da exploração madeireira na Amazônia, é incorreto afirmar que ela:

a) tem atraído empresas que se dedicam à extração e beneficiamento da madeira, visando a sua exportação para outras regiões brasileiras e para o exterior.

b) b) vem adquirindo, desde a década de 1970, importância crescente na economia florestal da região e do país.

c) é mais expressiva nas florestas plantadas com espécies nativas, destinadas ao abastecimento da indústria moveleira da região.

d) tem contribuído, entre outros fatores, para o declínio de atividades extrativas da Amazônia, como as da borracha, da castanha-do-pará e do palmito.

 

5.

DOMICÍLIOS SEM LIGAÇÃO COM A REDE GERAL DE ÁGUA E ESGOTOS  (%)

 

REGIÃO METROPOLITANA

SEM ÁGUA

SEM ESGOTO

 

Belém

19

83

 

Fortaleza

73

94

 

Recife

32

81

 

Salvador

25

80

 

Belo Horizonte

24

53

 

Rio de Janeiro

22

44

 

São Paulo

10

51

 

Curitiba

21

58

 

Porto Alegre

14

73

Fonte: IBGE, Indicadores Sociais - Regiões Metropolitanas..., 1988.

 Com base na tabela, pode-se inferir que:

 a) a conquista da cidadania, a partir do direito aos serviços urbanos, é mais acessível no Nordeste que no Centro-Sul, apesar de ser o Nordeste uma região mais pobre.

b) as regiões metropolitanas com mais esgotos a céu aberto são as do Rio de Janeiro e de São Paulo, em função do excesso de população nas peri­ferias urbanas.

c)  a região metropolitana de Fortaleza destaca-se por ser a mais saneada do Nordeste.

d) a região metropolitana do Rio de Janeiro, apesar de apresentar alto índice de marginalidade urbana, expressada pelo grande número de favelas, oferece melhores serviços de água e esgoto aos seus habitantes.

e) a região metropolitana de Curitiba apresenta as melhores taxas de serviços de água encanada e esgoto aos seus habitantes.

 

6. “Nos últimos anos, as 180 tribos indígenas brasileiras, localizadas em várias regiões do país, têm mantido uma grande campanha pela demarcação de seus territórios como forma de assegurar essas últimas regiões que ainda lhes restam. No entanto, o governo, através da FUNAI - Fundação Nacional do Índio - , além de retardar esse processo de reconhecimento e demarcação das terras, tem demonstrado total incapacidade na definição de uma política indigenista capaz de assegurar aquelas áreas já demarcadas (...)”    KRENAK, Ailton. “Tradição indígena e ocupação sustentável da floresta”. In: Terra Livre. São Paulo. Marco Zero e AGB. 1989, nº 6, p. 10.

 A partir do texto, pode-se inferir que:

    I -  As comunidades indígenas vêm sendo submetidas a um intenso processo de dependência econômica, perda de seus recursos naturais, fauna e flora e, consequentemente, perda de qualidade de vida, antes assegurada por um habitat natural e base de uma economia sustentável.

  II -  Muitas das tribos indígenas, remanescentes no Brasil, contam apenas com duas décadas ou menos de contato com a sociedade nacional, embora já tenham tido suas vidas desequilibradas, em conseqüência do esvaziamento cultural que desrespeita as suas tradições.

III -  As comunidades indígenas, num tempo breve de convivência com a sociedade brasileira, tiveram preservadas suas práticas alimentares e sanitárias, bem como arquitetura e acervo cultural, em resistência a um conhecimento técnico-científico.

 Está(ão) correta(s) apenas:

 a)  I                   b)  II                     c)  III                     d)  I e II                    e)  I e III

 

7. Sobre as reservas indígenas no Brasil, é correto afirmar que
a) estão preservadas e livres do desmatamento.
b) reverteram a tendência à desagregação dos povos indígenas.
c) estão a salvo da ação das mineradoras e madeireiras devido à atual legislação.
d) foram criadas segundo modelo das Reservas da Biosfera proposto pela UNESCO.
e) atraem estrangeiros, interessados em usar o conhecimento indígena sobre plantas na indústria farmacêutica.

 

8. O ecoturismo é uma possibilidade de aprovei-tamento econômico das unidades de conservação no Brasil. Sobre esta atividade, é FALSO dizer que
a) atrai turistas de todo o mundo, sendo o principal ramo da atividade turística no país.
b) pode causar, quando ocorre em terra firme, a compactação do solo pelo uso freqüente das trilhas.
c) deve ser implementada, procurando-se conciliar os interesses dos visitantes com as expectativas da população que vive nas áreas
protegidas.
d) procura explorar a beleza cênica da paisagem, propondo
atividades ao turista, de acordo com as características naturais do
ambiente.
e) pode causar a fuga da fauna que se assusta com a presença dos turistas.

 

9. As enchentes, a degradação dos mananciais e a qualidade da água dos rios constituem parte dos problemas relativos à água na Grande São Paulo. Dentre as causas abaixo, assinale a única FALSA.

a) A impermeabilização urbana faz subir o nível médio dos lençóis freáticos.

b) Os rios Tietê, Pinheiros e a represa Billings são utilizados para o despejo de esgotos domésticos.

c) A bacia hidrográfica do Alto Tietê apresenta relevante impermeabilização.

d) Há uma intensa urbanização em antigas planícies de inundação fluvial.

e) Há urbanização em áreas incluídas na lei de Proteção aos Mananciais.

 

10.  A FAO afirmou que um quinto de todas as terras com potencial de cultivo poderá tornar-se inutilizada ou marginal, a não ser que medidas de conservação a longo prazo sejam tomadas.

"Uma grande prioridade deveria ser dada ao uso de métodos de produção que diminuam as perdas da superfície do solo com o cultivo, incluindo aragem de nível, culturas várias em faixas alternadas, plantio na entressafra, terraceamento, plantio de árvores e o uso de métodos de lavoura, por menores que sejam, que limitem as perturbações do solo."

FONTE: Manual Global da Ecologia

No Rio Grande do Sul está ocorrendo um processo de "desertificação"

I - no sudoeste do estado, em função de uma prática agropastoril pouco adequada ao solo.
II - numa região do estado onde a estrutura sedimentar antiga acelera o processo erosivo, pois são rochas menos resistentes.
III - no sudoeste do estado, em função da derrubada de árvores da floresta subtropical pré-existente.

Quais as afirmações corretas?

 (a) Apenas I

 (b) Apenas II

 (c) Apenas III

 (d) Apenas I e II

 (e) Apenas I e III

 

 11. Um programa de saneamento ambiental seria incompleto, se não levasse em consideração a questão dos resíduos sólidos, cujo manejo inadequado pode comprometer os avanços conseguidos através do tratamento dos efluentes de esgotos domésticos e industriais.

Sobre este assunto, considere as afirmativas abaixo:

I - O lixo reciclável, que atualmente já está incluído nas cotações da Bolsa de Mercadorias de Chicago, figura como uma das fontes de matéria-prima e mão-de-obra de maior expansão nos Estados Unidos na década de 90.
II - No Brasil, a destinação final de resíduos sólidos representa um sério problema ambiental e de saúde pública, pois o chorume (líquido poluidor gerado na decomposição do lixo) ainda não é tratado adequadamente na maior parte dos aterros sanitários, lixões e depósitos clandestinos.
III - A Planície Costeira do Rio Grande do Sul apresenta condições favoráveis à disposição de resíduos sólidos e ao tratamento do chorume, devido à sua morfologia plana e à composição dos sedimentos quaternários, de alta porosidade.

Quais estão corretas?

 (a) Apenas I.

 (b) Apenas II.

 (c) Apenas III.

 (d) Apenas I e II.

 (e) I, II e III.

 

12. Inserida no quadro de política ambiental, uma das metas do MERCOSUL, é a harmonização das políticas ambientais como um dos pontos fundamentais do processo integrativo, visando alcançar um estágio de desenvolvimento sustentável.

Sobre o texto acima, considere as seguintes afirmações.

I - o texto aborda questões vitais para a relação Estados-parte com a região onde estão inseridos.
II - A escolha de uma boa estratégia de política ambiental deve envolver as prioridades regionais e a harmonização das leis.
III - A promoção do livre-comércio deve ser prioritária em relação à política ambiental do Mercosul.

Quais estão corretas?

 (a) Apenas I.

 (b) Apenas II.

 (c) Apenas III.

 (d) Apenas I e II

 (e) I, II e III.

 

13. Considere as seguintes afirmações sobre o Pró-Guaíba, projeto de saneamento financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e que tem por objetivo promover a despoluição do Guaíba.

I - A recuperação ambiental da Bacia do Guaíba envolve o tratamento das águas dos rios, bem como da fauna e flora da região abrangida pela mesma.
II - Dos rios que formam o Delta do Jacuí, o rio Gravataí é o que apresenta as maiores taxas de poluição.
III - Os projetos de saneamento ambiental devem envolver, também, o controle e o tratamento dos efluentes domésticos e industriais, mesmo em condições urbanas, como os que são lançados no Arroio Dilúvio, por exemplo.

Quais estão corretas?

 (a) Apenas I.

 (b) Apenas II.

 (c) Apenas III.

 (d) Apenas I e III

 (e) I, II e III.

 

14.  Muito se tem discutido a respeito de políticas para preservação do meio ambiente. A ECO – 92, realizada no Rio de Janeiro, foi marco importante nestas discussões, pois estabeleceu uma agenda de procedimentos para as nações participantes do encontro, com a finalidade de orientá-las. Um dos principais problemas de degradação da natureza tem sido a utilização do cloro-fluor-carbono (CFC) que provoca:

a.     a chuva ácida;

b.     a destruição da camada de ozônio;

c.      o efeito estufa provocado pelo fenômeno El Niño;

d.     a poluição dos rios com detritos das indústrias petrolíferas;

e.     a alta mortalidade de peixes e crustáceos devido à maré vermelha.

 

15. Recentemente a juventude brasileira, especialmente os estudantes, mobilizou-se em protesto á falta de ética na política. Ficaram conhecidos como os "caras-pintadas" já que pintavam seus rostos com as cores da bandeira brasileira. Este movimento acabou desembocando na:

a.     campanha da Anistia Internacional contra a manutenção de pesos políticos no Brasil;

b.     campanha pela indenização às vítimas durante o regime militar brasileiro;

c.      campanha pelo impeachment do presidente Fernando Collor de Mello;

d.     campanha pela legalidade da posse do presidente José Sarney já que era o vice de Tancredo Neves, falecido antes da posse;

e.     campanha pelas "diretas já" que exigia a volta das eleições diretas para presidente da república.

 

16.. Considere os seguintes textos sobre os grandes ecossistemas brasileiros.

Texto 1: ........ e o grande ecossistema mais bem protegido, e cerca de 1% do seu território consistem em Unidades de Conservação. Dispõe de 85% de áreas naturais remanescentes. O desmatamento, em geral, esta associado a expansao da fronteira agricola, ao manejo de pastagens e ao corte seletivo de madeira.

Texto 2: ........ e o grande ecossistema mais ameaçado, com área remanescente que corresponde a menos de 9% da área original, mas com 8% de sua superfície em propriedades privadas. As Unidades de Conservação correspondem a cerca de 2% dessa área original. desmatamento e a principal ameaça, em consequência de atividades agrícolas, plantio homogêneo e urbanização.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas dos textos 1 e 2, respectivamente.

(A) A Amazônia - O Cerrado
(B) A Amazônia - A Mata Atlântica
(C) O Cerrado - A Amazônia
(D) A Mata Atlântica - A Amazônia
(E) A Mata Atlântica - O Cerrado

 

17. Estima-se que o Brasil perca por ano 4,6 bilhões de reais ao não reaproveitar o lixo que produz. São gastos que indicam um desperdício de energia elétrica, água, matéria-prima, entre outros.

Com relação a temática do lixo e a sua possível reciclagem no Brasil, assinale com V (Verdadeiro) ou com F (Falso) as afirmações abaixo.

( ) Embora o material reciclável tenha valor econômico, os custos da coleta seletiva devem ser considerados nos projetos de reciclagem, principalmente em países de dimensões territoriais como as brasileiras, onde o gasto com o transporte é um fator importante.

( ) Aproximadamente 5% dos resíduos brasileiros são depositados em lixões a céu aberto, e os outros 5% vão para usinas de compostagem.

( ) A coleta seletiva do lixo facilita o processo de reciclagem e é praticada amplamente nos municípios brasileiros.

( ) Do material reciclado no país, grande parte é colhida nas ruas e nos lixões por catadores que fazem disso uma fonte de renda e desempenham importante função social.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) V - F - F - F.
(B) V - V - V- F.
(C) V - F - F - V.
(D) V - V - F - V.
(E) F - F - V - V.

 

18. Com o apoio do Governo Federal e Estadual na década de 80, Roraima funcionou como um dos últimos eldorados amazônicos. Entre 1980 e 1991, a população do Estado cresceu 272%, totalizando 215 mil habitantes e trazendo um grande descompasso entre o crescimento demográfico e a infra-estrutura pública. Em grande parte, esse crescimento é explicado pela chegada de levas de garimpeiros, vindos de várias partes do Brasil. Entretanto, em 1991, o garimpo sofreria um duro golpe, quando o Governo Federal sancionou a demarcação definitiva da reserva do índios Ianomâmis, localizada sobre um dos subsolos mais ricos do estado.

O texto acima trata

(A) da degradação ambiental nos espaços agrários e nas reservas indígenas.
(B) da estrutura, crescimento e distribuição da população urbana.
(C) da estagnação econômica e da mobilidade espacial da população urbana.
(D) da estrutura fundiária e da ausência de uma política de reforma agrária.
(E) das alianças e disputas entre os setores produtivos e as políticas governamentais.


19 - (Fatec) As grandes metrópoles, como São Paulo, apresentam uma grande densificação de construções urbanas de concreto, tijolo, cimento e asfalto que se concentram especialmente na sua área central e tornam-se mais esparsas, de modo geral, na sua periferia. Tal distribuição do equipamento urbano reflete-se na distribuição das temperaturas, que são maiores na parte central e sucessivamente menores em direção à periferia, correspondendo ao fenômeno denominado

 a)   ilha-de-calor.

 b)   efeito-estufa.

 c)   inversão térmica.

 d)   frente fria.

 e)   destruição da camada de ozônio.

 

20. Imagine que numa região de floresta equatorial, muito heterogênea em espécies, ocorra um intenso desmatamento e a introdução de pastagens em grande escala. Caso se façam reflorestamentos homogêneos, com espécies trazidas de fora da região, que efeitos decorrentes dessa alteração no meio ambiente poderíamos apontar ?

 A)    Aumento numérico da fauna nativa que, em espaços abertos e homogêneos, poderia desenvolver com mais facilidade.

B)    Enriquecimento dos solos em húmus, graças ao reflorestamento homogêneo e às pastagens, que produzem mais matéria orgânica vegetal do que as formações heterogêneas.

C)    Aumento dos índices de pluviosidade, devido à maior evaporação, características das áreas de pastagens e de vegetação aberta.

D)    Aumento da lixiviação e provável alteração dos índices de evaporação e de precipitação.

 

21. A questão ecológica no Rio Grande do Sul vem sendo muito discutida na atualidade. Essa preocupação ocorre devido
I- Ao desgaste e não-reposição, quando possível, de recursos naturais.
II- À substituição, em grande parte, das florestas por áreas de lavouras.
III- A um reflorestamento realizado, predominantemente, com espécies nativas.
IV- À ausência de empreendimentos e recursos para a recuperação do ambiente.

São verdadeiros os itens
(A) I e II.
(B) I e III.
(C) II e III.
(D) II e IV.
(E) III e IV.

      22.. Na Amazônia, região de clima quente e muito úmido, nos solos de terra firme, após a derrubada da mata, há um rápido processo de lixiviação, fazendo com que a fertilidade caia verticalmente.

Assinale a alternativa que melhor exprime o conteúdo do texto.
(A) O problema representado pelo desmatamento desenfreado da Amazônia.
(B) A organização do espaço amazônico depende do processo de desmatamento em grande escala.
(C) Os solos arenosos e pobres da Amazônia impedem a região de desenvolver a agricultura.
(D) Os perigos representados pela permanência da monocultura em áreas equatoriais.
(E) A vocação agrícola da Amazônia é prejudicada pela pobreza dos solos.